Quem sou eu

Alguém que ama a vida, os filhos, amigos e familiares. Adora o sol, a lua, caminhar no parque, namorar e ser feliz. Gosta de música, política,ficar sozinha,ler e ouvir notícias. Tem um carinho especial pelos alunos do curso de Pós-Graduação em Assessoria Parlamentar do UniDF/ICAT - Turma de 2006.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Comentário do livro: Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire

No livro Pedagogia da Autonomia - autor ressalta a importância que os educadores tem na formação dos educandos e propõe práticas pedagógicas onde a ética e coerência deve fazer parte do dia a dia de todos. Ele enfatiza que formar um aluno não é só treinar e depositar conhecimentos, é muito mais que isso. É despertar no educando a criatividade, capacidade critica e a curiosidade. E uma das práticas educativa indicada por ele é a pesquisa.

Paulo Freire destaca que o educador não pode esquecer da realidade em que o educando viver. É necessário valorizar os saberes e a cultura do educando, pondo em pratica atividade que os levem a discutir seu cotidiano. Lembrando sempre que ensinar não é transmitir conhecimento e nem formar um grupo de alunos sem opinião ou iniciativa. Educador deve sempre criar possibilidades para o aluno construir e produzir seu conhecimento, ao invés de simplesmente transferir aos mesmos.

Para Paulo Freire é necessária uma integração entre educando e educador com cada um respeitando o conhecimento do outro. Os educadores precisam estar envolvidos e convencidos que a educação tem um papel fundamental na vida do educando e da sociedade e que é sua responsabilidade muda-la para sempre.

O educador precisa dosar teoria e pratica. Não adianta falar para os alunos que o fumo faz mal e na hora do intervalo da aula, ele aproveitar o tempo para fumar.Uma atitude que não condiz com seu discurso. A teoria deve ser coerente com a prática diária do professor.

Apesar de alguns conceitos repetidos que tornaram a leitura muito chata, este livro pode ser considerado como o manual do educador, pois, Paulo Freire além de dar orientações baseadas na sua grande experiência de vida, ele deixa claro a importância da liberdade de ensinar. O professor deve ter autoridade e liberdade para tomar suas próprias decisões com coerência e responsabilidade. Porém, sem medo de questionar e de criticar, e nunca esquecendo da ética e da alegria de ensinar.

Um comentário:

Sergio disse...

Ola, estive aqui.........na vida tudo que resolvo fazer é com o maximo de prazer ou nao faço.
abçs
sergio