Quem sou eu

Alguém que ama a vida, os filhos, amigos e familiares. Adora o sol, a lua, caminhar no parque, namorar e ser feliz. Gosta de música, política,ficar sozinha,ler e ouvir notícias. Tem um carinho especial pelos alunos do curso de Pós-Graduação em Assessoria Parlamentar do UniDF/ICAT - Turma de 2006.

domingo, 10 de junho de 2007

Para refletir II

O Ato de Estudar
Paulo Freire

Tinha chovido muito toda à noite. Havia enormes poças de água nas partes mais baixas do terreno. Em certos lugares a terra, de tão molhada, tinha virado lama. Às vezes, os pés apenas escorregavam nela. Ás vezes, mais do que escorregar, os pés se atolavam na lama ate acima dos tornozelos. Era difícil andar. Pedro e Antonio estavam transportando numa camioneta cestos cheios de cacau para o sítio onde deveriam secar. Em certa altura, perceberam que a camioneta não atravessaria o atoleiro que tinham pela frente. Pararam. Desceram da camioneta.

Olharam o atoleiro, que era um problema para eles. Atravessaram os dois metros de lama, defendidos por suas botas de cano longo. Sentiram a espessura do lamaçal. Pensaram. Discutiram como resolver o problema. Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores, deram ao terreno a consistência mínima para que as rodas da camioneta passassem sem se atolar. Pedro e Antônio estudaram. Procuraram compreender o problema que tinham a resolver e, em seguida, encontraram uma resposta precisa.

Não se estuda apenas na escola.

Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam.

Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema.

Paulo Freire (O Ato de Estudar - pág. 57/58 - texto extraído do Livro – A Importância do Ato de Ler – 37ª edição – Ed. Cortez /1999).

Nenhum comentário: